Tratamento das Fraturas de Punho

Fratura de Punho AP
A fratura de punho é um preditor de uma fratura mais grave em paciente idosos.  Nos pacientes acima de 60 anos a fratura de punho deve servir de alerta, pois uma fratura de quadril pode ocorrer nos próximos anos. Quando o idoso cai e quebra o punho demonstra que ele tem uma fragilidade óssea, mas significa também que ainda possui mecanismos de defesa (consegue colocar a mão à frente do corpo no momento da queda e proteger o rosto). Esse idoso, sem tratamento adequado, provavelmente irá sofrer uma Fratura Grave nos próximos 10 anos. O tratamento das fraturas do punho é sempre um desafio para o Ortopedista.

Como devemos avaliar uma fratura de punho ?

Fratura de Punho Perfil
As fraturas de punho devem ser avaliadas com RX simples e em alguns casos com tomografia computadorizada. As fraturas de punho acometem duas articulações A Articulação Rádio Ulnar e a articulação Rádio Carpal.

A fratura de punho requer sempre tratamento cirúrgico?

Fratura de Punho AP
com a Placa Bloqueada
A maioria das fraturas de punho nos adultos requer tratamento cirúrgico por se tratar de uma articulação que controla a mão e requer que o paciente recobre a capacidade plena de movimentos delicados dos dedos. porém as fraturas sem desvio podem ser tratadas de modo não operatório. 
A Angulação entre os fragmentos ósseos e o degrau articular  indicam tratamento cirúrgico. Nas radiografias traçamos ângulos, calculamos o desvio e em casos de dúvida a tomografia computadorizada ajuda a identificar desalinhamento da superfície cartilaginosa da articulação. 

Como é a cirurgia para tratar as fraturas de punho?

A cirurgia é realizada com bloqueio realizada na região do pescoço. Somente o braço que irá ser operado fica anestesiado. Na maioria dos casos o anestesista uma um sedativo que induz sonolência, dessa maneira o paciente dorme e não escuta barulho durante a cirurgia. Ao ser chamado o paciente desperta e pode se comunicar com a equipe cirúrgica.  Alguns pacientes preferem não se lembrar da cirurgia e a sedação ajuda a que o paciente não tenha memória da operação. 

A cirurgia para tratamento da fratura de punho sangra ?

A cirurgia é realizada com garrote e o sangramento é mínimo. 

Há necessidade de colocação de gesso após a cirurgia?

Fratura de Punho Perfil
com a Placa Bloqueada
Com o uso das  modernas placas bloqueadas como essa ao lado não há necessidade de colocação de gesso. No final da cirurgia é feito somente um curativo e calha para analgesia.  O paciente é capaz de movimentar os dedos e o punho no dia seguinte a cirurgia e é iniciado o processo de fisioterapia, muito importante na recuperação funcional.

Quando um paciente adulto tem fratura de punho devemos pesquisar osteoporose ?

Sim, algumas dessas fraturas ocorrem com traumas menores. O osso se quebra devido a osteoporose, um exame de densitometria pode ajudar a esclarecer essa possibilidade. Vários artigos sugerem que a fratura de punho, principalmente nos maiores de 60 anos de idade, pode ser um preditor de uma fratura mais grave nos próximos 10 anos. Ao fazermos o diagnostico de osteoporose ou osteopenia podemos tratar o paciente e desse modo evitar essas fraturas. 

Comentários

Destaques em Medicina em Medicina do Esporte

Luxação Externo Clavicular

Ortopedista do Esporte

Tendinopatia do Tibial Anterior

Desidratação e Dor Muscular

Diagnóstico e Tratamento das Tendinites nas Pernas

Fratura Luxação de Lisfranc

Tendinopatia Flexor Longo do Hálux

Tendinopatia do Tibial Posterior

Osteossarcopenia

Dor no Coccix

Postagens mais visitadas deste blog

Luxação Externo Clavicular

Ortopedista do Esporte

Tendinopatia do Tibial Anterior