Visco-suplementação e infiltração no joelho

Qual a indicação da visco-suplementação na Articulação do Joelho?

O tratamento não operatório da artrose de joelho tem como objetivo aliviar a dor. O tratamento inicial é feito com medicamentos analgésicos e antiinflamatórios não-esteróides, fisioterapia, emagrecimento, hidroterapia, crioterapia, aplicações de um analgésico tópico e injeções intrarticulares de corticoesteróide. Um novo tratamento disponível para a osteoartrose é a viscosuplementação.

Quando surgiu a visco-suplementação ?

A viscosuplementação é um procedimento médico relativamente novo e é feito com a injeção de uma preparação de ácido hialurônico na articulação. O ácido hialurônico é uma substância natural encontrada no líquido sinovial. Esse medicamento Inicialmente, atua como viscossuplemento, um lubrificante articular que permanee algum tempo dentro da articulação. Ainda não sabemos os efeitos completos, porém, parece que essa substância tem um efeito antinflamatório de longa duração além de corrigir a viscosidade do liquido sinovial

Quais os efeitos da infiltração de análogos de acido hialurônico dentro da articulação ?

O principio da viscosuplementação está baseado no fato dos pacientes com artrose apresentarem uma menor concentração de ácido hialurônico. Estudos constataram a presença de acido hialurónico com menor peso molecular e em menor quantidade no líquido sinovial dos pacientes com artrose, quando comparados com joelhos não artrósicos.

Podemos realizar a infiltração de Synvisc One no Quadril ?

A viscosuplematação foi desenvolvida inicialmente para Joelho, porém, hoje temos a opção de injeção em outras articulações. Com a disponibilização dos equipamentos portáteis de Ultrassom hoje conseguimos realizar viscosuplemantação do Quadril com injeção intrarticular guiada por ultrassom ou intensificador de imagens.

Quais os Efeitos benéficos da  viscossuplementação ?

Vários artigos científicos têm demonstrado que a Viscosuplementação produz alivio da dor decorrente da artrose mesmo naqueles pacientes que não responderam aos medicamentos analgésicos. Apesar de ser usada amplamente na Europa e na Ásia há vários anos, O FDA dos Estados Unidos da América somente liberou o uso de viscosuplemantação em 1997 e somente para tratamento de osteoartrite do joelho. Várias preparações de ácido hialurônico são atualmente disponíveis comercialmente.

O que devemos esperar após a infiltração intrarticular da Viscosuplematação?

A viscosuplementação com ácido hialurónico tem um efeito de alivio tardio da dor, principalmente após a oitava semana, quando comparado com o corticoide. Porém, alguns pacientes relatam alívio imediato da dor.

Existem efeitos colaterais apos a infiltração ?

São descritos raros efeitos colaterais precoces ( Flair ) numa pequena parcela dos pacientes. Os Sintomas do Flair em geral duram aproximadamente 72 horas e simula uma artrite. Para prevenir esse efeito colateral o paciente deve evitar carga excessiva por 48 horas após a aplicação, além de repouso e usar gelo na articulação.

Quais os efeitos a longo prazo da viscosuplementação ?

Classicamente as injeções de viscosuplematação eram feitas com 3 injeções sequenciais. Hoje sabemos que o paciente pode melhorar com uma única injeção, que pode ser repetida a cada seis meses.
O ácido hialurônico parece ter propriedades anti-inflamatórias de longo prazo e produz alívio prolongado da dor. As injeções também podem estimular o organismo a produzir ácido hialurônico. Os efeitos podem durar vários meses mesmo após a última aplicação.

Quais os cuidados para realizar a visco-suplementação ?
A aplicação não deve ser feita numa articulação com sinovite. Nesse caso, a sinovite deve ser primeiro tratada, eventualmente com aspiração e posterior infiltração da medicação. Alguns autores aspiram o liquido da sinovite e infiltram a medicação ao mesmo tempo.

Quais os Resultados esperados após a infiltração ?

Viscosuplementação é útil para os pacientes que não responderam adequadamente ao tratamento com outras medidas terapêuticas. A viscossuplementação pode ser feita em qualquer fase da artrose, porém, seus efeitos parecem ser maiores nos pacientes com artrose em fase inicial.

Quais os benefícios a longo prazo?

A eficácia a longo prazo das viscossuplementação ainda não é totalmente conhecida e as investigações continuam. Em novembro de 2011 foi publicado o estudo AMELIA (osteoArthritis Modifying Effects of Long-term Intra-articular Adant), placebo controlado, multicêntrico e randomizado avaliando os resultados da viscosuplementação em 306 pacientes com injeções seriadas, a cada seis meses, durante 40 meses. Os resultados foram encorajadores ao demonstrar que as injeções repetidas de acido hialurônico não somente melhoram a dor entre as injeções como também produzem efeitos de alivio da dor nos 12 meses seguintes a última aplicação. 


Comentários

Destaques em Medicina em Medicina do Esporte

Luxação Externo Clavicular

Tendinopatia Flexor Longo do Hálux

Fratura Luxação de Lisfranc

Tendinopatia do Tibial Posterior

Tendinopatia do Tibial Anterior

Tendinopatia dos Tendões Fibulares

Fraturas do Quadril Transtrocanteriana e Colo do Fêmur

Quanto tempo demora para o osso colar ?

Desidratação e Dor Muscular

Tratamento das Fraturas de Punho

Postagens mais visitadas deste blog

Luxação Externo Clavicular

Fratura Luxação de Lisfranc

Tendinopatia Flexor Longo do Hálux