Osteossarcopenia

O que é a Osteossarcopenia ?

 A osteossarcopenia é a presença no mesmo indivíduo de dois problemas médicos a sarcopenia, que significa perda de massa muscular, associada a osteopenia ou osteoporose que indicam a perda de massa óssea. 

Como é feito do diagnóstico de osteoporose?

 A osteoporose é diagnosticada com um exame de densidade mineral óssea (densitometria Óssea). Segundo os critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS), os escores-T da densidade mineral óssea (DMO) abaixo de –1 e –2,5 classificam o paciente como osteopênico e osteoporótico respectivamente.

Como é feito o diagnóstico de sarcopenia ?

 O diagnóstico de sarcopenia requer uma combinação de parâmetros clínicos e de imagem. O Grupo de Trabalho Europeu sobre Sarcopenia em Pessoas Idosas (EWGSOP) define a Sarcopenia como uma síndrome caracterizada pela perda progressiva e generalizada da massa e força muscular esquelética, com risco de resultados adversos, como incapacidade física, baixa qualidade de vida e alta mortalidade. 
Esse grupo de trabalho recomenda o uso do índice clínico de baixa massa muscular - medida pela absormetria por raio-X de dupla energia (DXA) ou bioimpedância elétrica (BIA) - devemos também levar em consideração a dificuldade na realização das funções do dia a dia e da força muscular para o diagnóstico de sarcopenia (Figura 1). Não existem critérios adicionais para definir osteossarcopenia, além de uma combinação de critérios clínicos e de imagem para baixa densidade mineral óssea (T-score menor que –1 desvio padrão) e sarcopenia, conforme definido acima.

Como avaliar a força muscular?

Figura 1- DXA
Vermelho massa Muscular
Amarelo Gordura Corporal 

Qual a importância das quedas?

As quedas podem ser um primeiro sinal de sarcopenia, recentes estudos mostram que grande parte das quedas após os 60 anos anos estão relacionados a perda da massa óssea e menor controle motor sobre os membros causados pela falta de exercíçios físicos. Além disso 40% da população de alto risco para sarcopenia apresentavam osteossarcopenia, ou seja, tem perda de massa óssea associada a perda de massa muscular.

Quais os grupos de risco para apresentar Osteossarcopenia?

Ser do sexo feminino; ter história de artrose nos membros inferiores, ter retirado precocemente os ovários e apresentar mobilidade reduzida foram fatores de risco para osteossarcopenia

Sarcopenia e Obesidade

A sarcopenia é ainda mais perigosa em pacientes obesos pois as quedas em geral produzem fraturas mais graves e maior mortalidade.

Fisiopatologia e patogenia da osteossarcopenia

Ossos, músculos e tecidos moles (por exemplo, tendões, ligamentos) precisam de suporte de peso e exercícios de carga para evitar a atrofia e para ganhar ou recuperar volume e força. 
Os músculos funcionam como um órgão na manutenção da massa óssea, a musculatura forte minimiza o risco de fraturas ao sustentar melhor e minimizar as quedas. A tração muscular deixa os ossos mais fortes.
A diminuição da solicitação mecânica dos músculos e ossos deixam essas estruturas cada vez mais fracas e progressivamente esses tecidos irão ser substituídos por tecido gorduroso.
A infiltração de gordura nos músculos e medula óssea em pacientes com osteossarcopenia podem estar relacionados a um possível envolvimento de lipotoxicidade e inflamação local na osteossarcopenia, associado à idade.
Isso complica ainda mais o diálogo endócrino entre músculo, osso e gordura, que são os três componentes mais abundantes do tecido conjuntivo

Como diagnosticar a osteossarcopenia?

Fatores de Risco 
Osteoporose
Mãe com História de Fratura de Quadril 
Sarcopenia
Albumina Baixa
AVC
Hiperlipidemia
Osteoporose e sarcopenia - Osteossarcopenia
Idade acima de 65 anos
Sexo feminino
Uso frequente de bebidas alcoólicas
uso de corticoide
Menopausa 
Baixa ingesta de proteinas
Baixa massa corporal
Uso de cigarro
Baixa ingesta de alimentos ricos em cálcio
Baixos níveis sanguíneos de vitamina D
Hipogonadismo no Homem ( testosterona)
Hiperparatireoidismo
Obesidade
Artrite Reumatoide 
Estar morando em asilos para idosos ou estar acamado
Insuficiencia renal
Pouca Mobilidade

Como prevenir e tratar o osteossarcopenia ?

Exames de sangue  Recomendados  para identificar causas secundárias de  osteossarcopenia
25(OH) vitamina D
Cálcio
Hormônio da Paratireoide PTH 
Creatinina e estimativa da taxa filtração glomerular
Albumina
Testosterona Sérica nos homens
Medidas preventivas  no  Tratamento da osteossarcopenia
Intervenção
Recomendação
Estilo de vida saudável
Interromper o cigarro e restringir o álcool
Atividade Física
Treinos de Resistência e Equilíbrio 3x por semana por pelo menos 30 minutos.
Vitamina D e cálcio
Especialmente quando a vitamina D for baixa
Em todas as quedas em indivíduos acima de 65 anos devemos pesquisas osteossarcopenia, mesmo nos casos sem fratura.

Quais os sinais clínicos de osteoporose?

Os sinais clínicos comuns de osteoporose incluem cifose e diminuição da altura devido a fraturas patológicas das vértebras após a meia-idade. A Fraqueza muscular, quedas e diminuição da função podem indicar sarcopenia. No entanto, 
em muitos casos, a osteossarcopenia é assintomática até que ocorra uma fratura, 

Qual o melhor método para diagnosticar a Osteossarcopenia?

O método de diagnóstico mais eficaz em termos de custos para a sarcopenia é o DXA. Algumas equipamentos de densitometria óssea (DXA) possuem o software de análise da composição corporal. No entanto, o médico deve especificar essa solicitação ao encaminhar o paciente para uma densitometria óssea de DXA. Esta análise adicional pode incorrer em uma taxa extra, que em alguns casos pode não ter cobertura de todos os planos de saúde. O exame por ser não-invasivo é muito simples, não requer nenhum preparo e tem duração de 10-15min. A radiação é extremamente baixa, semelhante à radiação ambiental que recebemos num dia de sol, podendo ser repetido quantas vezes for necessário.

Como avaliamos a força muscular?

A função muscular, no entanto, é medida pela estimativa da força e função usando uma combinação de técnicas, como velocidade da marcha - que pode ser facilmente medida no consultório - e força de preensão usando um dinamômetro, Em alguns casos, as pessoas que são frágeis, mais velhas e têm mobilidade reduzida não podem deambular ou frequentar uma clínica radiológica com equipamento de DXA. Nesses casos, a BIA bioimpedancia (bioimpedanciometria) pode ser uma alternativa útil e de baixo custo, que pode ser combinada com a força de preensão para fazer o diagnóstico de sarcopenia. 

Como é feito o tratamento da Osteosarcopedia  ?
Após a identificação da osteossarcopenia, as causas secundárias de sarcopenia e osteoporose devem ser identificadas e tratadas Isso deve ser seguido pela implementação de intervenções preventivas e terapêuticas baseadas em evidências que sejam eficazes para a osteoporose e a sarcopenia.  Cálcio na dieta deve ser incentivado e/ou Suplementação com uma meta de 1,2 g / dia

Tratamento farmacológico para osteoporose

Deve ser iniciado em todos os doentes com densidade mineral óssea (DMO) T-score <-2 -1="" .="" 3="" corticosteroides="" de="" desvio="" dia="" dmo="" doentes="" durante="" e="" em="" font="" mais="" menor="" meses="" mg="" o="" ou="" padr="" que="" sd="" t-score="" tomam="" um="">Isso inclui tratamentos de primeira linha, como bisfosfonatos (alendronato, risedronato e ácido zoledrônico) ou antagonista de RANKL (denosumabe). A teriparatida (anabolizante óssea) deve ser considerada em pacientes de alto risco que fraturam enquanto estiverem em anti-reabsorção por mais de 12 meses e têm uma história de um T-score de DMO menor que –3 SD.

Qual a importância da Ingestão de proteínas?

Além da proteína da comida, a suplementação proteica de alta qualidade (até 2 g / kg / dia em pacientes com função renal normal e um máximo de 1,2 g / kg / dia em pacientes com insuficiência renal), especialmente combinada com exercícios, melhora consistentemente função muscular e força.

Quais medicamentos são usados para tratar a sarcopenia?

Não há terapia farmacológica que tenha provado ser benéfica em pacientes com sarcopenia. Os inibidores da enzima conversora de angiotensina (por exemplo, enalapril), que podem funcionar impedindo o declínio mitocondrial e melhorando a função endotelial e o metabolismo muscular, ainda estão em fase experimental. Terapias anti-miostatina, que têm como alvo a miostatina - um potente inibidor do crescimento muscular esquelético evitam a perda de massa muscular devido ao envelhecimento têm mostrado eficácia limitada; entretanto, novas modalidades desses medicamentos estão sob ensaio clínico e espera-se que estejam disponíveis dentro de alguns anos.

Como prevenir a osteossarcopenia?

Um estilo de vida saudável e exercícios regulares de força e equilíbrio são as melhores opções de prevenção e tratamento de primeira linha para osteossarcopenia; no entanto, embora sejam essenciais medidas de segunda linha e terceira linha essenciais. Paralelamente à intervenção farmacológica, os pacientes devem receber instruções pragmáticas sobre terapia adjunta e prevenção de quedas e fraturas. 

Conclusão:

A osteoporose e a sarcopenia são condições de deterioração crônica. Portanto, o acompanhamento regular e a educação dos pacientes são fundamentais para o sucesso do tratamento.  Uma parte importante do acompanhamento da osteossarcopenia envolve encaminhar os pacientes de alto risco - aqueles com múltiplos fatores de risco para osteoporose e sarcopenia e todos os pacientes que sofreram quedas e fraturas para médicos especialistas.

PS. Osteosarcopenia ou Osteossarcopenia ( o correto é osteossarcopenia com 2 "s". Segue o mesmo exemplo de Osteorrafia, Osteossarcoma, Osteosséptico e Osteossíntese.

Dr. Marcos Britto da Silva

Comentários

Destaques em Medicina em Medicina do Esporte

Luxação Externo Clavicular

Tendinopatia Flexor Longo do Hálux

Fratura Luxação de Lisfranc

Tendinopatia do Tibial Posterior

Tendinopatia do Tibial Anterior

Tendinopatia dos Tendões Fibulares

Fraturas do Quadril Transtrocanteriana e Colo do Fêmur

Quanto tempo demora para o osso colar ?

Desidratação e Dor Muscular

Tratamento das Fraturas de Punho

Postagens mais visitadas deste blog

Luxação Externo Clavicular

Fratura Luxação de Lisfranc

Tendinopatia Flexor Longo do Hálux