Visco-suplementação e infiltração no joelho
Qual a indicação da visco-suplementação na Articulação do Joelho?
O tratamento não operatório da artrose de joelho tem como objetivo aliviar a dor. O tratamento inicial é feito com medicamentos analgésicos e antiinflamatórios não-esteróides, fisioterapia, emagrecimento, hidroterapia, crioterapia, aplicações de um analgésico tópico e injeções intrarticulares de corticoesteróide. Um novo tratamento disponível para a osteoartrose é a viscosuplementação.
Quando surgiu a visco-suplementação ?
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhI31FNN8z4LZuPG2oOl8Q0hyKuaT7Sgs0WDc1WdJSwK_8icXQ4XJqD8VY1Y9Lc6EcU8Nlm3D98V7SPHvCOrxG7qLCOHzVPn8DfXYWW6yTGNZJudWZqnoja92KXwJ9BRnRKtrzMb8j_X-no/s200/Viscosupplementation-Knee-Therapy.jpg)
Quais os efeitos da infiltração de análogos de acido hialurônico dentro da articulação ?
O principio da viscosuplementação está baseado no fato dos pacientes com artrose apresentarem uma menor concentração de ácido hialurônico. Estudos constataram a presença de acido hialurónico com menor peso molecular e em menor quantidade no líquido sinovial dos pacientes com artrose, quando comparados com joelhos não artrósicos.
Podemos realizar a infiltração de Synvisc One no Quadril ?
A viscosuplematação foi desenvolvida inicialmente para Joelho, porém, hoje temos a opção de injeção em outras articulações. Com a disponibilização dos equipamentos portáteis de Ultrassom hoje conseguimos realizar viscosuplemantação do Quadril com injeção intrarticular guiada por ultrassom ou intensificador de imagens.
Quais os Efeitos benéficos da viscossuplementação ?
Vários artigos científicos têm demonstrado que a Viscosuplementação produz alivio da dor decorrente da artrose mesmo naqueles pacientes que não responderam aos medicamentos analgésicos. Apesar de ser usada amplamente na Europa e na Ásia há vários anos, O FDA dos Estados Unidos da América somente liberou o uso de viscosuplemantação em 1997 e somente para tratamento de osteoartrite do joelho. Várias preparações de ácido hialurônico são atualmente disponíveis comercialmente.
O que devemos esperar após a infiltração intrarticular da Viscosuplematação?
A viscosuplementação com ácido hialurónico tem um efeito de alivio tardio da dor, principalmente após a oitava semana, quando comparado com o corticoide. Porém, alguns pacientes relatam alívio imediato da dor.
Existem efeitos colaterais apos a infiltração ?
São descritos raros efeitos colaterais precoces ( Flair ) numa pequena parcela dos pacientes. Os Sintomas do Flair em geral duram aproximadamente 72 horas e simula uma artrite. Para prevenir esse efeito colateral o paciente deve evitar carga excessiva por 48 horas após a aplicação, além de repouso e usar gelo na articulação.
Quais os efeitos a longo prazo da viscosuplementação ?
Classicamente as injeções de viscosuplematação eram feitas com 3 injeções sequenciais. Hoje sabemos que o paciente pode melhorar com uma única injeção, que pode ser repetida a cada seis meses.
O ácido hialurônico parece ter propriedades anti-inflamatórias de longo prazo e produz alívio prolongado da dor. As injeções também podem estimular o organismo a produzir ácido hialurônico. Os efeitos podem durar vários meses mesmo após a última aplicação.
Quais os cuidados para realizar a visco-suplementação ?
A aplicação não deve ser feita numa articulação com sinovite. Nesse caso, a sinovite deve ser primeiro tratada, eventualmente com aspiração e posterior infiltração da medicação. Alguns autores aspiram o liquido da sinovite e infiltram a medicação ao mesmo tempo.
Quais os Resultados esperados após a infiltração ?
Viscosuplementação é útil para os pacientes que não responderam adequadamente ao tratamento com outras medidas terapêuticas. A viscossuplementação pode ser feita em qualquer fase da artrose, porém, seus efeitos parecem ser maiores nos pacientes com artrose em fase inicial.
Quais os benefícios a longo prazo?
A eficácia a longo prazo das viscossuplementação ainda não é totalmente conhecida e as investigações continuam. Em novembro de 2011 foi publicado o estudo AMELIA (osteoArthritis Modifying Effects of Long-term Intra-articular Adant), placebo controlado, multicêntrico e randomizado avaliando os resultados da viscosuplementação em 306 pacientes com injeções seriadas, a cada seis meses, durante 40 meses. Os resultados foram encorajadores ao demonstrar que as injeções repetidas de acido hialurônico não somente melhoram a dor entre as injeções como também produzem efeitos de alivio da dor nos 12 meses seguintes a última aplicação.
window.dataLayer = window.dataLayer || [];
function gtag(){dataLayer.push(arguments);}
gtag('js', new Date());
gtag('config', 'UA-16830196-2');
Comentários
Postar um comentário